Devocionais

ENTREGANDO AS PRIMÍCIAS AO SENHOR

ANO DA RESTITUIÇÃO

ENTREGANDO AS PRIMÍCIAS AO SENHOR

“Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares”. – Provérbios 3:9-10.

Definição (Aurélio): “Primeiros frutos; primeiras produções; primeiros efeitos; primeiros lucros; primeiros sentimentos; primeiros gozos; começos, prelúdios”.

  • Deus não instituiu as ofertas porque precise delas, mas para provar nosso coração numa das áreas onde demonstramos grande apego.
  • Deus não precisa dos primeiros frutos, nós é que precisamos Dele em primeiro lugar em nossas vidas, e este é um excelente exercício para manter nosso coração consciente disto.
  • Entregar ao Senhor as primícias de nossa renda é dar-lhe honra. É distingui-lo. É demonstrar o lugar especial que Ele ocupa em nossas vidas.
  • Deus quer ser o primeiro em nossas vidas. A rebelião de Satanás foi tentar usurpar esta posição divina. E hoje ele ainda tenta tomar o trono de Deus nos nossos corações. Mas devemos manter o Senhor em seu devido lugar.
  • A Bíblia está repleta de histórias de gente que manteve Deus em primeiro lugar em suas vidas a despeito do preço a ser pago: *Abraão se dispôs a sacrificar seu próprio filho, mas não se atreveu a deixar de dar a Deus o primeiro lugar. *José foi para a cadeia para não pecar contra Deus numa relação adúltera. * Sadraque, Mesaque e Abede-Nego foram lançados na fornalha por recusarem-se a dar a uma estátua o lugar que pertence só a Deus. * Daniel foi lançado numa cova de leões pela decisão de manter Deus em primeiro lugar. * Os apóstolos foram presos e açoitados porque importava antes obedecer a Deus do que aos homens.
  • Além destas figuras e exemplos, o ensino explícito de Jesus não deixa dúvidas sobre a importância do assunto: “Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas”. – Mateus 6.33
  • Quando damos a Deus o primeiro lugar não nos frustramos. Pelo contrário, há um senso de realização interior que comprova que fomos criados para isto. Sem Deus em primeiro, há um desequilíbrio em nossas vidas.

VOCÊ COMO PRIMÍCIA

“Mas se as primícias são santas, também a massa o é; e se a raiz é santa, também os ramos o são”. – Romanos 11.16

  • Paulo estava ensinando que ao santificar a primeira parte (a mais importante) você santifica também o resto que vem depois dela. Quando alguém santificava as primícias (primeiros frutos) santificava também tudo o que seria feito depois, incluindo a massa da oferta de cereais e a dos pães que viriam a comer depois.
  • Se a raiz for santificada (a parte mais importante, e a que surgiu primeiro na formação da planta) os ramos e tudo o que surgir depois dela também será santificado.
  • Você pode ser a primícia de DEUS na sua casa. Se você é o pai (já convertido), ou se é a mãe, ou o(a) filho(a) mais velho(a), ou o primeiro convertido!
  • Entregue a DEUS o melhor tempo, a melhor roupa, a melhor oferta, o melhor louvor.
  • Consagre-se a DEUS como um fruto apreciável e deleitoso! Entregue-se ao SENHOR…

CONCLUSÃO:

  • Este era o entendimento que os judeus receberam da lei de Moisés: se santificassem ao Senhor as primícias de sua renda, estavam santificando o restante da renda que ficava em suas mãos. Por isso Deus poderia fazer com que se enchessem fartamente seus celeiros e transbordassem de vinho seus lagares! Isto não só responde o que são as primícias, como nos mostra o poder que elas tem de santificar o restante daquilo de que foram tiradas.
  • Assim, hoje, quando nós consagramos a DEUS não só a primeira parte da nossa renda, mas a primeira parte do nosso tempo, a primeira parte dos nossos sonhos, a primeira parte de tudo; podemos desfrutar do melhor que Ele tem para nós e nos mostra como nosso Senhor Poderoso pode agir: santificando tudo daquilo que ofertamos a Ele como primícias.

“Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas”. Tiago 1:18

ANO DA RESTITUIÇÃO

Obras de Arte Divina

Bebê

“Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas!…” (Salmos 139:14)

Não há duas pessoas iguais. Mesmo os gêmeos têm alguma diferença. Deus fez cada pessoa única e exclusiva. Diz Ana Paula Valadão: “que a cor dos seus olhos e seus cabelos Deus planejou”. Deus nos fez perfeitos. Você pode comer e tomar remédio junto com alimentos, que na hora da digestão cada elemento é separado e vai para o lugar a que foi destinado.

Quem projetou esse computador interno que separa todos os nutrientes? E o seu coração, os olhos e todo o corpo? Já pensou na variedade de animais, pássaros e frutas? Cada fruta tem sabor e nutriente diferente para fornecer as vitaminas de que seu corpo necessita.

Que Deus é esse que dá sabedoria ao homem para criar aparelhos cada vez mais sofisticados, carros e tudo o mais que aparece de novo no mercado? Como nos diz o Salmo 8: “Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o Teu nome sobre toda a terra…” Lembre-se, você é único perante Deus. Não existe outro igual a você, você é especial.

Não deixe que as preocupações, problemas e outras coisas venham tirar o brilho da obra da criação que é você. Louve, mesmo que seja só no coração; agradeça, mesmo que esteja passando por provação; sorria, mesmo que o seu coração não esteja com vontade de sorrir; faça algo diferente para alguém que ama, enfim, viva na presença de Deus.

Wasty W. Nogueira

Weliton Pralan

Equipe Jovens da Palavra 2013

Acampamento – Procura-se cristãos comprometidos

Eeeeeeei, você aí…
Não fique de bobeira agora na época do carnaval não…
Vamos para o retiro, vai ser muito legal!

Entre em contato pelos telefones: (38) 8804-4231 ou (38) 8822-6202

Procura-se Cristãos Comprometidos

 

Ouvindo

Shalom Adonai!!!

Vamos meditar um pouquinho na Palavra de Deus?

“Isto vos tenho dito, estando ainda convosco; mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.” João 14.25-26 (RA)

“Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.” Tiago 1.22 (RA)

  1. No Antigo Testamento vemos Deus falando com Abrãao, Moisés, os profetas e tantos outros. Depois, quando Jesus veio ao mundo, muitas pessoas ouviram sua voz claramente. Ele proclamou sua mensagem e ensino tanto a grupos pequenso como a multidões. Muitas pessoas que viveram nos tempos bíblicos podiam dizer que tinham ouvido a voz de Deus e tiveram suas vidas transformadas. Paulo, por exemplo, ouviu a voz do Senhor e decidiu seguir Jesus ao invés de continuar perseguindo seus discípulos (At 9.3-6). E hoje? Deus continua falando conosco? Apesar de algumas pessoas pensarem que Ele está calado, Deus ainda fala, e de modo bem pessoal. A questão é que nem sempre queremos ouvir o que Ele diz!
  2. Agora Deus fala principalmente por meio do Espírito Santo, anunciado por Jesus no texto de hoje, e da Bíblia. O Espírito Santo é dado a todos que seguem a Cristo e vive neles; desta forma, pode ser ouvido a qualquer momento. Nem sempre Ele fala de modo audível, pois podemos ser orientados e ensinados por meio da leitura da Bíblia, conversas com outros cristãos, estudos bíblicos, pregações… Interessante que Cristo chamou o Espírito Santo de Conselheiro, o que me faz lembrar que devo buscar sua ajuda ao tomar decisões ou quando tiver dúvidas.
  3. Não há como negar que Deus ainda fala conosco. Mas você tem escutado sua voz? Tem parado para ouvir seu conselho ou leva a vida à sua maneira? A melhor forma de ouvi-lO é quando estamos dispostos a obedecer ao que Ele mandar. Precisamos ser bons ouvintes, é verdade, mas não apenas ouvintes: temos de ser também praticantes. Por exemplo, se lermos a Bíblia como um livro comum, fica mais difícil entender o que Deus quer nos dizer, mas se estivermos dispostos a aprender mais sobre Deus e permitirmos que Ele transforme nossas vidas, com certeza ouviremos sua voz!

 

Tenham todos um bom dia e fique na Paz do Senhor

Primeiro

Jesus te ama!!!

Página em construção.

Página em construção.

Em breve um conteúdo novo para você!

Igreja Evangélica Jesus Paz e Vida – Direitos Reservados.