Palavra do Pastor

Triste

Leitura Bíblica: Salmo 42:1-6

“Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei; a ele, meu auxílio e Deus meu.” (Sl 42:5)

Provavelmente você já esteve triste em algum momento da sua vida. A tristeza pode ser provocada por diversas situações. A perda de um ente querido, a demissão do trabalho, conflitos familiares e injustiça sofrida são alguns dos motivos que podem provocar tristeza em nós. Mesmo a pessoa mais entusiasmada já passou por momentos sombrios na sua vida.

O autor do salmo que você acabou de ler estava passando por um momento de profunda tristeza. Chega a afirmar que as lágrimas eram o seu alimento de dia e de noite. Ele não nos fala de maneira muito clara o motivo de tamanha tristeza. Talvez nem ele conseguisse explicar a razão de tantas lágrimas. Chega a se questionar, conforme o versículo em destaque, sobre a razão de sua alma estar tão triste e perturbada.

Pode ser que você já tenha experimentado ou esteja experimentando momentos como esses na sua vida. Geralmente são ocasiões nas quais não temos mais esperança. Parece que uma espessa névoa está diante de nós. Mas, apesar disso, quero convidá-lo a aprender com o salmista. Ele diz para si mesmo: “Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei!” (v5). Mesmo diante de uma situação de tristeza profunda ele toma uma decisão que mudará sua tristeza em louvor, em alegria. No Salmo 25 v.3, Davi testemunha dizendo: “Nenhum dos que esperam em ti ficará decepcionado”. Por isso, se você está passando por um momento de tristeza, ponha sua esperança em Deus. Ele faz voltar o sol depois de longos dias de chuvas. Ele faz surgir o amanhecer após a noite mais escura. Se você colocar sua esperança em Deus, tenho plena certeza de que ele transformará seu pranto em riso. Suas lágrimas serão substituídas por cânticos de louvor, pois nada poderá impedi-lo quando ele quiser vir em seu favor. – MP

Hoje o Senhor transformará a minha tristeza em alegria, pois a minha esperança está nele.

Fonte: Presente Diário – 20-01-2014

Carlos Medeiros, pr

:)

 

Sacrifício

Leitura Bíblica: Salmo 50:1-23

“Ofereça a Deus em sacrifício a sua gratidão…” (Sl 50:14)

Nos tempos antigos a adoração era prestada por meio do sacrifício de animais; já hoje em dia a maneira como tradicionalmente as pessoas que temem a Deus pretendem homenageá-lo se dá por meio de cultos e louvores. Reunir-se para adoração conjunta ou celebração, cantar, tocar instrumentos, orar, erguer as mãos no louvor são algumas das manifestações exteriores usadas para expressar adoração.

Antigamente muitos achavam que bastaria apresentar sacrifícios de animais para que Deus deles se agradasse, mas ouviram dele: “Vocês acham que eu preciso disto?”  Talvez durante algum dos nossos cultos alguém escutasse a voz de Deus dizendo: “Parem com esse barulho! Vocês acham que porque cantam, levantam as mãos, reviram os olhos ou choram emocionados eu estou me agradando de vocês?” As expressões exteriores de adoração não são ruins em si mesmas, desde que correspondam a corações real e verdadeiramente rendidos a Deus.

As Escrituras insistem em mostrar que o importante no relacionamento com Deus é a coerência de vida: cumpra seus votos (sua promessas), diz ele. E ao ímpio, que apesar do discurso tem vida torta diante de Deus, ele diz: “Que direito você acha que tem de ficar recitando minha lei ou citando minha aliança? Você fica citando versículos bíblicos e postando textos sobre o meu amor, mas não me obedece e dá as costas às minhas palavras! Fala mas não faz!”

Ainda me lembro da história do traficante que dizia ter a proteção de Deus porque sempre recebia pastores em sua casa, que oravam por ele. Ele precisava, sim, de oração, mas para arrepender-se e mudar de vida! A aliança com Deus não diz respeito a conversa fiada, mas vida de verdade. Somos gratos a Deus? Nossa vida precisa demonstrá-lo no dia a dia, em cada passo do dia. – MHJ

O relacionamento com Deus precisa ser verdadeiro e não de palavras.

Fonte: Presente Diário – 16-01-2014

Carlos Medeiros, pr

:)

 

Fé e Coragem

Leitura Bíblica:

Lucas 1:26-38

Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra  (Lc 1:38)

Para se cumprir sua parte nos planos de Deus é necessário ter fé e coragem. Fé para acreditar que o que Deus falou se cumprirá. Coragem para enfrentar as pessoas que não têm fé.

Maria e José viveram isto quando receberam o aviso sobre o nascimento de Jesus. Vejamos:

  1. Deus prometera no Antigo Testamento que enviaria Jesus (Is 9:6). Mas a esta altura já haviam passado mais de 700 anos. Era preciso muita fé para ainda acreditar em algo tão antigo.
  2. Quando Deus anunciou seus planos a Maria e José (Lc 1:26-38, eles precisaram de coragem para aceitar o que aconteceria, pois a gravidez de Maria fora do casamento levantaria muitos questionamentos e fofocas. Com certeza não foi fácil encarar a família  e as outras pessoas, explicando que anjos haviam aparecido a eles e que Maria ficara grávida do Espírito Santo. Provavelmente riram deles, outros talvez os taxaram de loucos, debocharam, talvez se indignaram. Mas também houve aqueles, como Isabel, que acreditara neles e os encorajaram (Lc 1:39-45)
  3. Deus usou a situação política da época (a ordem do imperador para recensear todo o povo, Lc 2:1-7) para conduzir Maria e José ao local escolhido para o nascimento de Jesus. Mais uma vez, o casal precisou de coragem, pois a gravidez de Marias já estava no final e a viagem de Nazaré a Belém era longa (aprox. 170 km) e difícil. E a necessidade de fé e coragem não terminou quando Jesus nasceu. Logo depois, precisaram fugir para o Egito, para que o bebê não fosse morto por Herodes.

Estas dificuldades normalmente despertam em nós muitas dúvidas. “Se a vontade de Deus é esta, por que preciso enfrentar tantas dificuldades?” Mas Deus cumpre seus planos para a humanidade, para seu Filho, para Maria e José, para nós. Ele nos revela seus planos e sua vontade. A nossa parte é crer e ter coragem para cumprir o que Deus quer. – ACS/VS

Como sua propriedade particular, Deus quer usar-nos para divulgar seu amor.

Fonte: Presente Diário 16 — 21 de setembro

Carlos Medeiros, pr

:)

Propriedade Particular

Leitura Bíblica:

Deuteronômio 26:16-19

Vocês serão um povo santo para o Senhor (Dt 26:19b)

O que impressiona no texto que lemos é que Deus escolheu e chamou o povo de Israel para ser sua propriedade particular. A condição para que aquele povo permanecesse nesse estado era a obediência aos mandamentos divinos.

Contudo, Israel falhou neste particular, vindo a desobedecer vergonhosamente. O bondoso Deus, porém, sempre renovava a promessa de fazer dele seu embaixador para o mundo todo.

Mesmo assim, quando Deus enviou seu Filho Jesus Cristo ao mundo para nos reconciliar com ele, o seu povo acabou rejeitando-o a ponto de crucifica-lo.

Apesar disso, Deus chamou gente de outros povos para formar sua igreja, composta de qualquer pessoa, inclusive da nação de Israel, para constituir essa sua propriedade particular.

Também dentre nós aqui no Brasil Deus está chamando seguidores fiéis para compor a nação espiritual destinada à exaltação do nome do Senhor Jesus Cristo, o Senhor da glória.

Diante disso, não vamos perder de vista esse privilégio que Deus nos concede, e recebamos com alegria e prazer a tarefa que Deus tem para a sua propriedade particular.

Nas palavras do apóstolo Pedro, os cristãos são “geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1Pe 2:9).

Se você crê em Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador, você faz parte da propriedade particular de Deus. Isso, porém, não é motivo de orgulho, mas de responsabilidade, como agente de Deus neste mundo que o ignora. – MM

Como sua propriedade particular, Deus quer usar-nos para divulgar seu amor.

Fonte: Presente Diário 16 — 20 de setembro

Carlos Medeiros, pr

:)  

 

Julgamento

Leitura Bíblica:

Tiago 4:11-12

Quem você para julgar o seu próximo? (Tg 4:12b)

Certo dia, duas pessoas conversavam sobre outras que compravam fiado alimentos na cantina da igreja e não pagavam por eles. Havia uma que devia desde a última venda realizada e que, além de não pagar, saía de fininho sem ao menos cumprimentar ninguém toda vez que o dirigente avisava sobre a necessidade de quitação. Outra, desde o dia que fizera sua compra, há quase dois meses, não aparecera mais na igreja. E mesmo sem terem seus nomes mencionados, entraram para a lista dos “caloteiros”.

No dia seguinte a essa conversa, procurei uma das pessoas que foram chamadas de “caloteiras” – a que saía de fininho. Eu sabia que até então ela sempre pagara em dia os lanches adquiridos na cantina. Talvez estivesse desempregada ou com alguma outra dificuldade. Soube que, entre outras coisas, ela necessitava de óculos, pois nem a Bíblia tinha como ler. Quanto à outra, que há quase dois meses não aparecia nas programações da igreja – fugindo da dívida, segundo alguns imaginavam – soube nesse mesmo período que estava com a saúde abalada e sem condições de andar.

Temos forte tendência a “achar” isso ou aquilo sobre as pessoas e situações. E pior é que baseados nos “achos” criticamos, julgamos e condenamos. Esquecemos que Jesus disse: “Não julguem, para que vocês não sejam julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês” Mateus 7:1-2). Em vez de criticar e fofocar, devemos estender nossas mãos para ajudar nosso próximo a se erguer e a caminhar, oferecendo a ele algo que possa reverter a situaçã pela qual está passando. Precisamos exercitar mais o amor, a tolerância e a misericórdia, e menos a nossa língua – que, como diz Tiago, está cheia de veneno mortífero (Tg 3:8). – CPB

Não devemos julgar as pessoas – ainda mais se não conhecemos todos os fatos!

Fonte: Presente Diário 16 — 19 de setembro

:)

 

Porto seguro

Leitura Bíblica:

Efésios 1:17-22

[Jesus Cristo está] muito acima de todo governo e autoridade, poder e domínio, e de todo nome que se possa mencionar, não apenas nesta era, mas também na que há de vir (Ef 1:21)

Conta-se que no século XVI uma caravela portuguesa se perdeu no Oceano Atlântico. O vento forte tornava a situação ainda mais ameaçadora. O capitão, no entanto, erguendo os olhos para as velas infladas acalmou a tripulação já prestes a entrar em pânico, dizendo:

“Nada precisamos temer: esses ventos nos levarão a um porto seguro”. E, mesmo sentindo o forte vento, os marinheiros adquiriram confiança e tranquilidade. A imensidão do mar não mais os assustava. Passados uns poucos dias, alegres gaivotas já anunciavam a proximidade de terra firme. Lá estava o porto seguro!

Na vida, muitas pessoas se sentem perdidas como aqueles marinheiros. É possível que você esteja passando neste momento um tempo de extrema provação, com o coração sendo invadido por muita aflição e ansiedade. Mesmo que os ventos estejam soprando contrários em sua vida ou em sua família, eu gostaria de incentivá-lo a abastecer seu coração da certeza de que Deus é um Pai grande em misericórdia, generoso em amar a todos e que, além disso, está no controle de todas as coisas – e ele prometeu não nos abandonar.

A Bíblia Sagrada nos ensina que Deus é absolutamente soberano e como é todo-poderoso, governa o mundo. Ele é o Rei dos reis, o Senhor dos senhores, o altíssimo Deus. A ele pertence todo poder e toda autoridade para fazer o que lhe agrada acima nos céus e embaixo na terra. O mundo e tudo que nele há é dele. Toda criatura é controlada por sua soberana vontade e seu poder.

Diante disto, quero encorajá-lo a não desanimar, mas a encher o coração de fé, tendo por certo “que aquele que começou boa obra em vocês vai completa-la até o dia de Jesus Cristo” (Fp 1:6). É exatamente esse Jesus que levará você em segurança a um porto seguro. – NND

Graças a Deus que sempre nos conduz vitoriosamente em Cristo (2Co 2:14).

Fonte: Presente Diário 16 — 18 de setembro

Carlos Medeiros, pr

:)

 

Escamas nos olhos

Leia na Bíblia: Atos 9.11-20

Algo como escamas caiu dos olhos de Saulo. Atos 9.18

Saulo de tarso, de quem trata o episódio que lemos hoje, mais tarde adotou o nome de Paulo, sob o qual ficou conhecido como o grande apóstolo que dedicou toda a sua vida a divulgar a mensagem do amor de Jesus Cristo, e a quem devemos grande parte do Novo Testamento. Antes de conhecer a Cristo, porém, ele praticou atos que de forma alguma agradaram a Deus. Era um fanático adversário de Jesus e, como encontrasse homens ou mulheres que O seguissem, ele os perseguia, prendia e, se possível os enviava à morte.

Foi necessária uma intervenção direta de Jesus, narrada logo antes do texto bíblico que você acabou de ler, para que ele reconhecesse como estava cego em seu fanatismo. E para que isso se tornasse bem evidente, naquele instante ele ficou também fisicamente cego até receber a visita de Ananias.

Muitos ainda estão cegos como Saulo. Vivem no mundo cumprindo suas obrigações, mas longe de uma vida que agrade a Deus.

Quando percebem isso, alguns se arrependem, porém o peso da culpa é tão grande que nem conseguem se imaginar perdoados por Deus. Vivem por viver, dia após dias e, como Saulo, parecem ter escamas diante dos olhos, cegos para o imenso amor de Deus.

Mas Ele está aí e, para quem deixar Jesus agir, essas escamas espirituais cairão para revelar a nova vida de paz com Deus, completamente regenerada, como aconteceu com Saulo. É um momento precioso, de receber perdão e alegria, quando experimentamos um pouquinho do céu por meio da restauração em Cristo Jesus e do misericordioso amor de Deus.

Que as escamas que obstruem o nosso entendimento e nos impedem de enxergar a majestade de Deus possam cair por terra, e com novos olhos cheios de esperança possamos fixar-nos no alvo que é a razão de nossa vida: Jesus Cristo.

Não há pecado tão grande que após o arrependimento não possa ser perdoado por Deus.

Tenha um excelente dia, em nome de Jesus!!!

LEIA A BÍBLIA!!!

Pr Carlos

 

:)   Deixando Deus ser Deus  :)

- O Senhor nos deu O Ministério Jesus Paz e Vida, para o qual Ele me fez uma promessa e creio que ela se cumpre dia após dia, dentro do cronograma de Deus;

- Que cada ovelha tenha a certeza e a confiança de que o Pai Celestial ama a cada um de vocês de uma forma especial e nunca os desamparará;

- Por outro lado há o inimigo que tem tentado e às vezes prevalecido na vida de muitos cristãos em todas as denominações, dividindo, roubando, matando e destruindo; mas pelas misericórdias do Senhor sempre ficam os remanescentes;

- Percebemos que há muitas ovelhas feridas por aí, e que sofrem e choram sem pastor, por opção ou por abandono; Deus é Deus de recomeço; cuidado amada ovelha do Senhor, para não ser encontrada lutando contra Deus; não rejeite o que Deus te dá hoje, incorrendo no mesmo erro dos Israelitas quando rejeitaram Deus: 1 Samuel 8 (leia e medite); já vi isso acontecer algumas vezes e o resultado é sempre desastroso; acautelai-vos para que ninguém vos engane, nos adverte a Palavra de Deus.

- A noiva é do Senhor Jesus e nós não somos donos dela, e sim membros; Deus é quem sabe o que, e quem é melhor pra conduzir Sua Igreja, seja em que denominação for.

- Se você orou e se consagrou a Deus pedindo algo, espere com pasciência o tempo de Deus. Não podemos determinar tempo para o agir de Deus.

- Ele é Deus; deixe-O ser Deus em sua vida, família e ministério!!!

Em Cristo,

Pr. Carlos Medeiros (19-11-2012)

:)

 

Shalom Adonai!!!

Bom dia!!! Que a Paz do Senhor esteja em seu coração neste dia chuvoso que Ele preparou pra nós. Que riqueza é a chuva; água enviada do céu pelo nosso Criador e Senhor para nos abençoar… :)

Seja grato(a)  ao Senhor por tudo o que Ele tem te enviado. Agradeça-o por sua preciosa vida que Ele pagou com a dEle derramando Seu próprio sangue na cruz do Calvário. :)

Ele (Jesus Cristo), te ama com uma amor inconfundível e deseja ter um relacionamento puro de intimidade com você por toda eternidade. Ele quer te dar a verdadeira alegria, felicidade, longevidade, paz, saúde, prosperidade em todas as áreas de sua vida. O Senhor Jesus Cristo não tem nenhum mal pra você, somente o bem e o que é bom. :)

Abra bem sua boca e chame por Ele e convíde-O para entrar em sua vida, em seu coração, na sua casa, no seu trabalho, na sua família… Ele não te rejeitará!!! :)

Leia a Bíblia e conheça o Deus que você precisa conhecer. Se dê o direito de saber o que realmente agrada a Deus e como desfrutar desse amor incomparável. :)

Fique na Paz do Senhor!!!

Pr. Carlos Medeiros – 09-11-2012

:)

Shalom Adonai!!!

Desejo a você um excelente dia de quinta-feira, 08 de novembro de 2012; Oro para que Deus, na Sua infinita misericórdia, abençoe você e todos que você e que amam você!!! Hoje é o dia da sua vitória que Deus preparou. Veja bem, você começou o dia vencendo, primeiro por ter acordado e presenciado um novo dia e em segundo por estar recebendo esta palavra da parte do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo que tem nos abençoado com toda sorte de bênção espirituais nas regiões celestes.

Neste dia esteja com seu pensamento ligado no Senhor Jesus Cristo, e conte a Ele toda sua situação, pois é Ele que tem cuidado de você. Deixe Ele continuar cuidando de você; acredite na verdade da Palavra de Deus que é a Bíblia Sagrada; leia a Bíblia e sinta Deus falando com você. Tenho certeza que fazendo assim você sentirá realmente a presença de Deus como nunca.

Abençou sua vida em nome de Jesus Cristo. Fique na Paz do Senhor.

Pr. Carlos Medeiros

+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+

=+=+=+=+=+=+=+=+=+=+=

Shalom Adonai!!!

Aí vai o esboço da pregação “prevista” para o culto de hoje à noite (28-10-12), na IEJPV – Igreja Evangélica Jesus Paz e Vida!!!

Os fardos da vida

Lucas 13.10-17
-Introdução: Muitas vezes sentimos que estamos pesados e que não vamos aguentar a carregar o fardo que levamos. Jesus também passou por isso e até ele precisou de alguém que o ajudasse (Simão Cirineu) para nos ensinar a ser humildes e aceitar ajuda quando precisamos.
Deus é quem pode tirar da nossa vida os invisíveis fardos que nos impedem de levantar e olhar para Deus.
Que fardos pesam sobre sua vida?
1- PECADO: Salmos 38.4
O pecado é um fardo que pesa sobre nossas vidas até Jesus vir e nos aliviar totalmente.
 2- PREOCUPAÇÕES: Mateus 6.25 e 34
As preocupações excessivas com o futuro esgotam o ser humano com contas e expectativas muito altas.
 3- RELIGIOSIDADE: Mateus 23.4
A religião de homens põe um peso da LEI sobre o ser humano que ele não pode suportar com sacrifícios que nada podem fazer.
 4- RESPONSABILIDADES: Gálatas 6.5

Os compromissos assumidos impensadamente se tornam fardos pesados para carregar.

-CONCLUSÃO: Salmos 68.19
Precisamos entregar ao Senhor nossos fardos e pedir a Ele forças para carregar e nos ajudar a levantar.

============================

Shalom Adonai!!!

Hoje é dia 26-10-2012, e quero desejar pra você um excelente dia e um ótimo final de semana e deixar uma palavra de Deus pra você:

“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossa petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.” Filipenses 4.6-7

“A ansiedade no coração do homem o abate, mas a boa palavra o alegra.” Provérbios 12.25

“Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerais como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé? Porquanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.” Mateus 6.25-34

O que tem afligido você? Do que você tem medo? O que tem te causado tanta insegurança e falta de paz? Qual é a sua dúvida? O que tem te causado tanta dor?

Saiba que existe um Deus, um único Deus que pode e quer que você tenha a verdadeira e eterna alegria, pois Ele já “tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; … foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados”(Is 53.4-5), e hoje você pode lançar “sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”(1Pe 5.7).

Não pare e muito menos retroceda, pois Jesus está do seu lado. Seja feliz, muito feliz com Jesus!!!

Pr. Carlos

 

:)         :)         :)         :)         :)         :)         :)         :)         :)         :)         :)

:)         :)         :)         :)         :)         :)         :)         :)         :)         :)         :)

Amado(a),

Shalom Adonai!!!

Que a Paz do Senhor esteja na sua mente e no seu coração todos os dias da sua vida!!!

Uma história está sendo escrita e dirigida por Deus, na pessoa do Senhor Jesus Cristo, onde você é o personagem principal. Deseje e procure sempre estar sendo guiado pelo Espírito Santo.

Nunca se esqueça que Deus tem compromisso com quem tem compromisso com Ele.

Lembre-se sempre: Jesus te ama, e o desejo de Deus é que todos sejam salvos!!!

Três Marias, 21 de outubro de 2012

Igreja Evangélica Jesus Paz e Vida – Direitos Reservados.